O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 09, 2010

9 de julho

A Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi um movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição.
Com um governo provisório, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e a revolução iniciou-se no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertoldo Klinger e Isidoro Dias Lopes.
O conflito durou até 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas, e cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934, era promulgada uma nova Constituição, dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão.
Atualmente, o dia 9 de julho é a data mais importante do Estado de São Paulo. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 o maior movimento cívico de sua história.

*Fontes: Wikipedia e Portal do Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário