O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 21, 2010

Chitãozinho e Xororó comemoram 40 anos com show especial

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, uma das mais consagradas do país, comemorou 40 anos de carreira com um show especial em Campinas, na noite de terça-feira (20/07). Músicos de várias gerações compareceram à festa de comemoração.
A carreira dos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima (nacionalmente conhecidos como Chitãozinho e Xororó), começou em 1970, com pequenas apresentações. A dupla foi a primeira sertaneja a ter músicas incluídas na programação de FMs e a incluir banjos e guitarras elétricas em seus arranjos. Os primeiros sinais de sucesso vieram em 1978, quando os músicos conquistaram o primeiro disco de ouro. Dois anos depois, veio o primeiro de platina. Em 1982, com o lançamento de "Fio de Cabelo", ficaram nacionalmente conhecidos.
Os fãs de diversas gerações foram conquistados no início dos anos 90, com a febre sertaneja que invadiu as FMs e resultou na ascensão e surgimento de diversas duplas do gênero. Atualmente, a dupla acumula 35 milhões de discos vendidos, 31 álbuns inéditos, três DVDs, dois prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante, parcerias nacionais e internacionais e até uma homenagem da X-9, escola de samba de São Paulo que contou a história dos músicos no Carnaval de 2005.
Chitãozinho e Xororó nasceram em Astorga (PR), mas há anos escolheram Campinas para morar. Os irmãos foram fonte de inspiração para muitos músicos. Fabiano, parceiro de César Menotti, afirma que teve a carreira inspirada em Chitãozinho e Xororó. "Nós seguimos os passos deles", diz. Bruno, que faz dupla com Marrone, conta que aprendeu a cantar com a dupla consagrada. "Eu colocava o disco deles e cantava junto", lembra.
A festa de aniversário de 40 anos contou com uma homenagem na voz do músico Lucas Lima, genro de Xororó, e uma exposição de fotos inéditas da dupla. O show da dupla foi encerrado com "Fio de Cabelo".
Emoção
Os fãs foram lembrados por Chitãozinho: "Num momento desse a gente aproveita para agradecer a todas as pessoas que nos acompanharam desde o ínicio da nossa carreira."
Xororó mostrou vontade de dar continuidade à carreira: "A gente tá muito feliz e com muita vontade de continuar cantando. Quem sabe por mais 40 anos..."
A emoção de tantos anos de carreira não ficou restrita apenas aos aniversariantes. Sandy, cantora filha de Xororó, disse que a trajetória dos músicos faz parte da história dela. "Eu vivo isso essa emoção toda como se estivesse na pele deles", afirma.
(eptv.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário