O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 20, 2010

Amigo fiel

O que é amizade? O que significa ter um amigo? Muitas vezes essas perguntas já vieram aos nossos corações e aos corações de tantos homens e mulheres na história. São questionamentos que sempre inquietaram a humanidade, ansiosa por obter definições para essa experiência tão fundamental na vida de todo homem. A amizade também é tema recorrente em muitos versículos da Palavra de Deus que, muito mais do que apresentar respostas humanas, quer revelar os segredos mais íntimos do coração do Senhor quanto à experiência de se ter um amigo.
“Amigo fiel é bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo” (Eclo 6,16). Esta é uma das muitas imagens apresentadas pela Bíblia para um amigo. Mas o que é bálsamo? Trata-se de uma resina aromática utilizada como perfume e também como remédio para ferimentos. Artigo raro e caro na antiguidade, chegava a valer duas vezes seu peso em ouro. Diante dessas características, a referência a um amigo como “bálsamo de vida” na verdade afirma que uma amizade tem a capacidade de perfumar e curar a vida.
Um amigo fiel traz em si o suave aroma do amor, capaz de transformar qualquer ambiente e situação hostil em lugar de tranquilidade. Quem já viveu a experiência de ter um amigo ao seu lado em momentos de sofrimento sabe que, somente por aquela pessoa estar ali, o nosso coração se enche de segurança. O amor que encontramos numa amizade verdadeira é espontâneo e incondicional. O amigo é alguém que se faz presente diante da dor daqueles a quem amamos. Um amigo é como uma folha de eucalipto amassada nas mãos: exala e impregna o ar com um cheiro inconfundível, capaz de permanecer por muito tempo e atingir a todos os que estão à sua volta.
Vivemos em um mundo de pessoas feridas e machucadas por incontáveis decepções, que as lançam na solidão de suas dores. Mas o bálsamo também é remédio fazendo com que um amigo se torne uma fonte de cura. Uma amizade, quando é vivida de forma sadia, não somente é capaz de curar as feridas do nosso coração como também de nos lançar para os outros, fazendo-nos ir além de nossas chagas e não nos deixando parar em nossas dores. (...)
Como o bálsamo, um amigo de verdade é artigo raro e muito caro. Não é encontrado em qualquer esquina nem deve ser procurado em qualquer lugar. Amizade é iniciativa de Deus, por isso, deve ser recebida como dom de amor, como presente inesperado, mas sempre desejado. Por esse motivo, só quem teme o Senhor, só quem experimentou e é experimentado no Seu amor é capaz de encontrar um amigo fiel. Só quem conhece a verdadeira essência de um perfume é capaz de perceber seu rastro nas formas mais sutis.
Que Deus lhe dê a graça de ter um amigo capaz de, com sua simples presença, devolver o perfume à sua vida e de curar as feridas do seu coração.

Renan Félix é membro da comunidade Canção Nova e estudante de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário