O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 05, 2012

Vladimir Putin comemora vitória nas eleições presidenciais russas

Com 98,4% dos votos apurados, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, declarou vitória nas eleições presidenciais russas, realizadas neste domingo (04/03). De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), o homem forte da Rússia obtém 63,9% dos votos, quase 43 milhões.
Com este resultado, Putin, que já exerceu o cargo de presidente entre 2000 e 2008, seria o ganhador do pleito no primeiro turno. A vitória é questionada por seus rivais, que consideram a eleição presidencial russa um roubo.
"Obrigado a todos que disseram 'sim' à grande Rússia", gritou Putin com lágrimas nos olhos perante dezenas de milhares de partidários, reunidos a dezenas de metros das muralhas do Kremlin. "Vencemos!", comemorou no meio das aclamações de seus jovens seguidores.
Putin afirmou que o povo da Rússia demonstrou saber "diferenciar os ares de mudança das tentativas de destruir o país".
"Não haverá segundo turno. Esta vitória estava clara há dois ou três meses", disse o cineasta Stanislav Govorujin, chefe de campanha de Putin, em declarações ao vivo pela televisão logo após os primeiros resultados serem divulgados.
O líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov, foi o segundo candidato mais votado, com 17,14%, segundo os dados da CEC.
O terceiro lugar corresponde ao multimilionário Mikhail Prokhorov, com 7,47%, considerado uma das grandes surpresas da campanha presidencial russa ao se tratar de um candidato sem experiência política.
O ultranacionalista Vladimir Jirinovski, que participou de várias votações presidenciais nos últimos 20 anos, é quarto, com 6,24% dos sufrágios. Já o social-democrata Sergei Mironov, antigo presidente do Senado, é quinto e último com 3,80% dos votos emitidos.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário