O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 29, 2013

Sesa confirma mais duas mortes por Gripe A na região de Maringá

O relatório semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) confirmou mais duas mortes por Gripe A na 15ª Regional de Saúde de Maringá na sexta-feira (28/06). Um dos casos foi registrado em Maringá - o segundo neste ano - e outro em Itambé. Ao todo, o Paraná confirmou 19 mortes pela doença em 2013.
Segundo o relatório, 14 das 19 vítimas tinham algum tipo de doença crônica, como problemas cardíacos, cerebrais, respiratórios ou obesidade grave. “A gripe tem alguns sintomas característicos que se manifestam na maioria dos casos. Os principais são febre alta e repentina, tosse, dor de garganta e mal estar geral”, afirmou a médica Miriam Woiski, da Secretaria da Saúde, em nota encaminhada à imprensa.
A Regional de Maringá confirmou 54 casos de gripe causados pelos três vírus considerados mais fortes pela Sesa, a Influenza H1N1 (Gripe A), H3N3 e Influenza B. São 32 casos em Maringá – sendo 16 contaminações pelo vírus H1N1, 7 de H3N3 e 9 de Influenza B.
A médica Woiski citou que, em muitos casos, as vítimas da doença no estado só procuraram orientação médica após o terceiro dia da doença. “Isso prejudica o tratamento, pois percebemos que a maioria dos óbitos está ocorrendo já na primeira semana após o início dos sintomas”, explicou.
Pacientes com gripe em Maringá e nas outras 28 cidades da regional precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Maringá, os doentes podem procurar as Farmácias Populares, com a receita assinada pelo médico em mãos, para receber a medicação de graça.
Prevenção
A Sesa confirmou que a tendência é que o número de casos de gripe aumente com a chegada dos dias mais frios. A principal recomendação é manter as mãos higienizadas, se possível com o uso de álcool gel. Abrir janelas, deixar os ambientes bem arejados e com as superfícies sempre limpas também ajudam a evitar a transmissão da doença.

(Gazeta Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário