O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 28, 2013

Onze municípios do PR já decretaram estado de emergência

Já chega a 11 o número de municípios paranaenses que decretaram situação de emergência devido às chuvas que atingem o estado há nove dias. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do estado no boletim de acompanhamento do órgão divulgado às 18 horas de quinta-feira (27/06). Além de Bituruna, Itapejara do Oeste, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina e Teixeira Soares, que já haviam decretado estado de emergência até o início da tarde de quinta, entraram na lista Laranjeiras do Sul e Ortigueira.
Nesta sexta-feira (28/06), o governador Beto Richa (PSDB) vai assinar, em Maringá, o decreto estadual de situação de emergência em municípios paranaenses atingidos pelas fortes chuvas. A decretação, segundo o governo, requer a obtenção de reconhecimento federal da situação no estado, o que vai possibilitar o acesso a recursos federais para poder investir em ações sociais e de infraestrutura nos municípios afetados.
Conforme a Defesa Civil, a quantidade de afetados pelo fenômeno no Paraná é de 78.191. No total, 75 cidades tiveram danos, com 1.013 desabrigados. Destes, 561 – cerca da metade – continuam em locais improvisados pelo poder público. Curitiba tem 258 desabrigados. Dois Vizinhos, no Sudoeste, tem 241.
O órgão revisou ainda o número de afetados em Umuarama, divulgado na quarta-feira (26/06). Diferentemente do que foi repassado, foram cinco mil atingidos e não 100 mil, como dito anteriormente pela entidade. Assim, a pior situação no Paraná é registrada em Prudentópolis, onde 18.032 foram afetados. São José dos Pinhais teve 14 mil atingidos e Irati vem em seguida, com 13.067.
Situação caótica no Paraná
A chuva dos últimos dias tem dificultado a vida dos paranaenses em várias regiões do estado. Nos Campos Gerais, 17 municípios tiveram problemas com enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Alguma estradas nas regiões rurais ficaram inacessíveis, e alunos tiveram dificuldades para ir à escola. Em Telêmaco Borba, por exemplo, o abastecimento de água teve que ser interrompido porque a água invadiu estações de tratamento da Sanepar.
Em Ivatuba, no Norte, o Rio Ivaí transbordou e cerca de 100 casas foram atingidas. Na mesma região, a ponte entre Doutor Camargo e Cianorte foi coberta pela água. Situação idêntica foi registrada no Rio Corumbataí, onde a PR-650 foi interrompida para o tráfego entre São João do Ivaí e Godoy Moreira.

(Gazeta Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário