O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 22, 2013

Saúde confirma mais quatro mortes por gripe; uma delas em Maringá

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira (21/06), mais quatro mortes por gripe, elevando para oito o total de pessoas que morreram em decorrência da doença este ano no Paraná.
Entre as vítimas está uma moradora de Maringá de 45 anos, com histórico de doença neurológica. Segundo a Sesa, a doença pré-existente pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico da paciente.
Essa também é a hipótese das autoridades para as mortes de um morador de Londrina de 77 anos e de uma criança de dez anos em Santo Antônio da Platina. O idoso tinha problemas cardíacos e respiratórios, enquanto a criança tinha paralisia infantil.
A quarta vítima foi uma mulher, de 41 anos, residente em Tapira, no noroeste do Estado. A Secretaria da Saúde informou que investiga outros óbitos suspeitos de gripe que serão divulgados assim que saírem os laudos definitivos.
Números
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde traz também o número de casos de gripe no Estado. Desde janeiro até esta sexta-feira (21/06) já foram registradas 395 amostras positivas para o vírus Influenza, sendo que a maioria (173) do subtipo A (H1N1).
O superintende de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que as amostras positivas para o vírus Influenza não representam o total de casos, porque a gripe não é uma doença de notificação obrigatória. Além disso, quatro pacientes foram infectados por dois subtipos virais ao mesmo tempo. "As 395 amostras positivas correspondem a 391 pessoas", destacou.
Os números fazem parte do monitoramento realizado pelo Governo do Estado para avaliar o comportamento de 26 vírus respiratórios circulantes no Paraná. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), em análises de amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas e hospitais do Estado.

(odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário