O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 05, 2013

Conheça a suíte que vai abrigar o Papa durante sua visita a Aparecida


Uma suíte de 50 metros quadrados, ao lado de uma pequena capela e de uma mesa de jantar compõem a acomodação que o Papa Francisco irá utilizar no Seminário Bom Jesus durante sua visita a Aparecida, no interior de São Paulo, no próximo dia 24 de julho.
A reportagem esteve na suíte que o Papa irá descansar por cerca de três horas durante a tarde que passará na cidade - o local, preservado com plásticos e divisórias, está aberto para o público e é o mesmo que abrigou o Papa Bento XVI em 2007 e o Papa João Paulo II, em 1980.
A suíte do pontífice está instalada no primeiro andar do seminário - uma edificação antiga, erguida em 1894, que chama atenção pelo tamanho e arquitetura. Apesar do edifício suntuoso, a suíte não conta com nenhum luxo - tem cama, mesa, poltrona, armários, telefone e duas imagens cristãs - de São Pedro e da Nossa Senhora Aparecida.
Ao lado, uma pequena capela e um refeitório privativo, onde, segundo a agenda, ele deverá fazer um breve lanche antes de retornar ao Rio de Janeiro. Os três espaços estão ao lado de dois quartos menores, que devem acomodar parte da equipe que acompanhará o Papa durante sua viagem.
De acordo com o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, a suíte que receberá o pontífice argentino não recebrá nenhuma mudança até a data da visita. “O quarto é bastante simples e deve ficar basicamente como está. Ele está muito bem conservado, então não há necessidade de mudanças. O seminário como um todo não precisa de grandes adaptações, mas no restaurante faremos algumas pequenas mudanças”, disse.
O quarto preparado para receber o Papa Francisco já recebeu outros dois pontífices: Papa João Paulo II, em 1980, e Bento XVI, em 2007.
“O mesmo espaço receberá o terceiro papa. As acomodações que o Papa Francisco irá utilizar são as mesmas que Bento XVI usou em 2007. João Paulo II também ficou no mesmo local, mas a diferença é que em 2005 o espaço foi todo reformado e modificado”, explicou.
A estrutura para receber o Papa Francisco na pousada já está praticamente concluída. O primeiro andar do prédio vai ser destinado exclusivamente à comitiva do pontífice, que tem cerca de 40 pessoas. Também deve ser montada uma pequena sala com médico, enfermeiro e equipamentos de saúde para alguma eventualidade. Uma UTI móvel deve ser disponibilizada no campo de futebol do seminário.
Programação
O pontífice argentino irá deixar o Rio de Janeiro, onde estará por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, por volta das 8h do dia 24 de julho. Ele vai de helicóptero a Aparecida para celebrar uma missa.
Antes da celebração, que deverá ser em português e terá cerca de 1h30, ele irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional em uma capela reservada dentro da Basílica. A imagem vista pelos fiéis no Santuário tem um nicho especial, que gira em 360°, e faz com que a santa possa ser vista no interior de uma capela.
Após a celebração, prevista às 10h, ainda está previsto um passeio de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, onde o pontífice irá almoçar com autoridades e repousar antes de retornar ao Rio de Janeiro às 16h. A administração do Santuário espera até 400 mil fiéis na ocasião da visita.
Membros do cerimonial do pontífice estarão no Brasil e são aguardados ainda nesta semana para definir outros detalhes da visita à cidade.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário