A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta segunda-feira (18/06) mais três mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. Eles foram registrados nos municípios de Curitiba, Cornélio Procópio (70 km de Londrina) e São Mateus do Sul (região sul do Estado). Desde o início do ano o Estado já contabiliza cinco mortes, sendo que uma delas foi de um paranaense que adquiriu a doença e morreu no nordeste do país.
O Paraná está em alerta devido ao aumento no número de casos nos últimos dias. Dos 64 casos confirmados, 36 foram registrados no mês de junho. A situação de estados vizinhos como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes neste ano.
Medicamento
A Secretaria da Saúde recomenda que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de saúde. "Se diagnosticada como caso suspeito de gripe o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem sua confirmação por exames laboratoriais", enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O medicamento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no país e evita o agravamento do quadro clínico do paciente.
O Governo do Estado disponibilizou mais de dois milhões de apresentações do Oseltamivir para toda a rede pública de saúde do Paraná. Por determinação do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, desde a última sexta-feira (15/06) os hospitais da rede privada que atendem a demanda de urgência e emergência também estão recebendo o medicamento.
Prevenção
Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
A secretaria prepara ainda materiais educativos sobre as principais formas de prevenção e orientações quanto aos casos suspeitos de gripe. O material será distribuído para todos os municípios nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário