O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 30, 2012

Países do Mercosul e Unasul suspendem Paraguai até 2013

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) suspendeu nesta sexta-feira (29/06) o Paraguai do bloco, anunciou o chanceler argentino Héctor Timerman, porta-voz da cúpula de Mendoza. Também nesta sexta, os países membros do Mercosul decidiram afastar o país do bloco até as eleições presidenciais em 2013. A medida foi adotada depois que Congresso paraguaio destituiu o presidente Fernando Lugo.
A Unasul é formada por 12 países, inclusive o Paraguai, suspenso. "Hoje as chefas e chefes de Estado da Unasul resolveram suspender o Paraguai (do bloco) até que se restabeleça a ordem democrática neste país", disse Timerman ao informar o resultado da cúpula.
Timerman disse que "a Unasul também, como o Mercosul, está preocupada com o Paraguai e que não se repita em outros países, depois do que aconteceu em Equador, Bolívia e Honduras. É importante dar testemunho do que aconteceu".
A suspensão do Paraguai do Mercosul permitiu que Argentina, Brasil e Uruguai decidissem pela entrada da Venezuela no bloco. O país de Hugo Chávez se tornará o quinto membro pleno do Mercosul no fim de julho, afirmou a Argentina nesta sexta-feira, somando as maiores reservas mundiais de petróleo a uma área integrada por alguns dos principais produtores globais de alimentos, enquanto o Paraguai permanecerá suspenso até 2013.
A adesão, que segundo analistas evidencia outra vez a perda de poder relativo dos Estados Unidos na América do Sul, foi anunciada pela presidente argentina, Cristina Kirchner, no fim da cúpula de mandatários do bloco integrado também por Brasil, Uruguai e Paraguai.
"Também foi decidido adotar a resolução de fixar a data para a incorporação ao Mercosul da República Bolivariana da Venezuela que acontecerá em 31 de julho no Rio de Janeiro", disse a presidente na cúpula realizada em Mendoza, na Argentina.
O Paraguai, que não será alvo de sanções comerciais, não recuperará a sua participação no bloco "até que aconteça o processo democrático que instale justamente nesse querido país a soberania popular, ou seja, eleições livres e democráticas", disse Cristina. O Paraguai terá eleições gerais em abril de 2013.

(Reuters e AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário