O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 30, 2012

Lago da usina de Mauá começa a ser enchido

O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (formado pela Copel, com 51%, e pela Eletrosul, com 49%) começou na quinta-feira (28/06), o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Mauá, entre Telêmaco Borba e Ortigueira. Para isso, foram fechados os dois túneis que desviavam a água do rio Tibagi para que a barragem pudesse ser construída no leito. Todo o procedimento foi realizado em cerca de cinco horas. “A operação de fechamento das comportas foi muito bem planejada e concluída com sucesso em um tempo muito menor do que o previsto”, comemorou o superintendente-geral do Consórcio, Sergio Luiz Lamy.
Antes do início do enchimento, todas as famílias que residiam na área a ser alagada foram retiradas e as construções, demolidas. A área também foi desmatada, desinfectada e desinfestada, e foi concluído o resgate dos sítios arqueológicos encontrados.
A partir de agora, o prazo para enchimento vai depender das vazões afluentes, que dependem do regime hidrológico. Considerando a média histórica, a expectativa é de que o enchimento do reservatório dure cerca de 90 dias. Nessa perspectiva, os testes dos equipamentos com água começariam a ser realizados com o reservatório na cota mínima operacional (aproximadamente 65 dias após o fechamento).
Concluído o enchimento, o reservatório da UHE Mauá terá uma área de 84 quilômetros quadrados. A utilização desse lago será definida pelo Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (Pacuera), que está sendo avaliado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


(Agência Estadual de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário