Presidente Dilma Rousseff discursa durante último encontro do G20, em novembro de 2011,na França. (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
A presidente Dilma Rousseff embarca neste domingo (17/06) para a cidade mexicana de Los Cabos, onde ocorrerá o encontro das 20 maiores economias do mundo, a cúpula do G20. O Brasil deverá defender que o caminho da recuperação mundial não passa por contenções de despesas, mas sim por distribuição de renda e estímulo ao crescimento.
Segundo informou o Itamaraty, a cúpula – que ocorrerá em 18 e 19 de junho - fará três sessões de trabalho, cujos temas centrais serão crise econômica e fortalecimento do sistema financeiro, mas também passarão por comércio internacional, crescimento verde, infraestrutura, segurança alimentar e criação de empregos.
O encontro servirá para analisar como coordenar melhor as políticas macroeconômicas entre as 20 nações do bloco e para revisar de que maneira é possível equilibrar as políticas de austeridade com as de crescimento e fomento do emprego no curto prazo. O resultado das discussões deverá ser concretizado no chamado Plano de Ação de Los Cabos.
Além de participar das sessões de trabalho, Dilma terá uma série de encontros bilaterais com chefes de Estado e de governo, como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin – ambos marcados para a tarde desta segunda-feira (18/06).
(G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário