O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 27, 2012

''Mordomo do papa' é indiciado por vazamento de informações do Vaticano

O mordomo e assistente pessoal do papa Bento 16, Paolo Gabriele, foi indiciado no caso que investiga o roubo de documentos confidenciais do Vaticano e o vazamento de informações para a imprensa. Gabriele, de 46 anos, é um dos poucos funcionários que têm acesso à parte privada do apartamento papal. Autoridades confirmaram que ele foi preso devido à posse ilegal de documentos e que ele está recebendo assistência legal de dois advogados.
A série de vazamentos na mídia italiana, apelidada de 'Vatileaks', revelou supostos casos de corrupção, má administração e conflitos internos no Vaticano.
'Pilha de documentos'
O mordomo vive com sua mulher e três filhos em um apartamento dentro dos muros do Vaticano, onde a mídia italiana disse que foi encontrada uma pilha de documentos confidenciais. "Eu confirmo que a pessoa detida na quarta-feira por posse ilegal de documentos particulares é o senhor Paolo Gabriele, que permanece detido", disse o porta-voz da Santa Sé padre Federico Lombardi, segundo a TV italiana Rai.
Como não há prisões no Vaticano, Gabriele estaria detido em uma das três salas "seguras" nos escritórios da força policial do Vaticano. Se condenado, ele poderá ser condenado a até 30 anos de prisão por posse ilegal de documentos de um chefe de Estado, que seriam provavelmente cumpridos em uma prisão italiana, devido a um acordo entre a Itália e o Vaticano.

(bemparaná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário