O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 31, 2012

Enem recebe 1,15 milhão de inscrições em dois dias

Em dois dias, mais de 1,15 milhão de estudantes se inscreveram na edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições começaram na segunda, (28/05), e vão até o dia 15 de junho pelo site do Inep (órgão responsável pelo exame).
Ao divulgar o balanço nesta quarta-feira (30/05), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) disse esperar um "crescimento bem importante no número de inscritos". No ano passado mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram.
Mercadante também comentou a ampliação da logística para a aplicação do exame, em 3 e 4 novembro. "Triplicamos os itens que precisarão ser checados, ou seja, serão 3.349 pontos de monitoramento para a segurança do Enem, que é o segundo maior exame do mundo. Só perde para a China", disse.
Prova
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.
No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza.
No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.
A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
A redação do Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota.
Outra mudança refere-se à nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

(folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário