O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 30, 2012

Batata-doce de quase 18 quilos é encontrada em Cerqueira César, SP

Uma batata-doce gigante virou atração em Cerqueira César (SP). O tubérculo foi colhido na horta caseira de uma moradora. A raiz pesou 17,6 quilos.
Tudo começou com o professor Cleiton Rodrigues da Costa. Ele tem na casa dele uma pequena horta. Na plantação é comum a colheita de batatas-doces que pesam em média dois quilos e meio.
Admirada com a produtividade da horta, a professora Lenita Larini ficou interessada. O professor Cleiton vendo a curiosidade da amiga, retirou uma muda e deu para ela de presente. E foi na casa de Lenita que o fenômeno ocorreu.
Lenita conta que teve bastante trabalho para colher a ‘super batata’. Além de quebrar o cabo da enxada, ela teve que cavar muito e com cuidado para não ferir a raiz. No espaço ocupado pela batata o que sobrou uma modesta cratera. “Eu fui cavando até retirar toda a terra, mas aí o trabalho foi carregar a batata. Era muito pesada”, comenta.
O engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Cerqueira César, Rui Ferreira, o fenômeno pode ter ocorrido por má formação da planta. Ele explica que diversas anomalias podem ter ocorrido. O especialista afirma que uma única batata pode ter sofrido uma alteração genética espontânea que provou o super crescimento, ou então ter ocorrido a junção de várias batatas no mesmo espaço, formando o corpo único.
Já Cleiton e a amiga Lenita se divertem com a curiosidade despertada pela batata. “A nossa batata está igual história de pescador. Só acreditam vendo”, afirma o professor.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário