O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 31, 2012

Juros caem a 8,5%, menor taxa da história, e poupança vai render menos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (30/05) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 9% para 8,5% ao ano.
Essa é a menor taxa que o Brasil já teve desde que a Selic passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999. Até então, o valor mais baixo tinha sido de 8,75% e vigorou de julho de 2009 a abril de 2010, também em outro momento de crise global.
Este foi o sétimo corte seguido na taxa. A série de reduções começou em agosto do ano passado, quando os juros caíram de 12,5% para 12%.
Ao final do reunião, foi emitida a seguinte nota: "O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária".
Mudança na poupança vale para depósitos feitos a partir de 4 de maio
Pelas novas regras da poupança, anunciadas pelo governo federal no começo de maio, sempre que a Selic ficar em 8,5% anuais ou menos, o rendimento dos depósitos feitos a partir de 4 de maio deste ano vai mudar. A mudança vale também para cadernetas abertas a partir desta data.
Com a Selic a 8,5%, a "nova" poupança vai render 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial). Para os depósitos feitos antes de 3 de maio deste ano, nada muda. Nesse caso, o rendimento continuará sendo o antigo, de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais a variação da TR.
Após a queda da Selic, os bancos terão de informar o rendimento da poupança em dois blocos diferentes no extrato. Um dos blocos informará o rendimento dos depósitos feitos até 3 de maio. O outro deverá trazer o rendimento dos depósitos feitos depois de 4 de maio.

(UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário