O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 29, 2012

Padre "diferente" vira o preferido dos noivos

Aos 39 anos, padre Adacilio já celebrou mais casamentos do que muitos sacerdotes bem mais velhos e continua sendo o preferido pelos noivos e noivas maringaenses. No dia que Kátia e Fábio subiram ao altar, por exemplo, tiveram que mudar o horário da cerimônia porque o padre tinha outros dois casamentos quase que na mesma hora. Mas, a preferência por Adacilio não é só para casamentos. A igreja que ele comanda, no Conjunto Requião, um dos bairros mais pobres da cidade, é uma das que mais crescem em frequência. E quem vai pela primeira vez geralmente torna-se propagandista do estilo do padre.
Tanta preferência pelo padre do Requião estaria incomodando outros padres, a ponto de noivos e noivas espalharem que Adacilio pode estar tornando-se persona non grata em algumas igrejas .
Mas, nem os elogios nem o possível boicote parecem preocupar o padre Adacilio Félix de Oliveira, que não tem dúvidas de que é um sacerdote diferente e diz que sua postura e as coisas que faz são parte de seu jeito de ser, de sua personalidade. Ele sabe que canonicamente não é proibido de fazer celebrações em qualquer lugar e diz que nunca foi comunicado oficialmente que não deve fazer casamentos nessa ou naquela igreja, embora várias pessoas já lhe tenham dito que ele "não pode" fazer casamentos na Catedral.
"Sei que não sou um padre normal porque não defendo a instituição e sim a vida" diz. "Faço o que me foi aconselhado pelo bispo em minha ordenação: ‘pregas o que crês’. Por isso procuro respeitar o pensamento das pessoas e não tentar mudá-las".
Vocação
Adacilio é mineiro, mas chegou ao Paraná ainda menino e cresceu em Cruzeiro do Sul (a 68 quilômetros de Maringá) e embora fosse de uma família de princípios religiosos firmes, não tinha pretensão de tornar-se padre até que um dia, lendo o evangelho de São Mateus foi movido pelo verso que em que Jesus diz "Quem quiser me seguir, pegue a sua cruz e me siga". E ele seguiu. Foi seminarista em Maringá e depois de ordenado já serviu em várias igrejas da região, "sempre procurando manter princípios, opiniões e interpretações próprias, desde que estejam de acordo com a Bíblia".
Polêmico
Em um ano e meio, padre Adacilio conseguiu mobilizar a comunidade da região do Conjunto Habitacional Requião para erguer a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que hoje vive lotada, embora tenha algumas diferenças de outras paróquias de Maringá: painéis substituem as tradicionais imagens de santos, o que gerou cobrança por parte de fiéis tradicionais.
As diferenças não estão somente na parte física da igreja, mas também no próprio padre, conhecido por sua risada inconfundível, pelas brigas políticas, por defender o casamento de sacerdotes e de divorciados sob os ritos tradicionais. Segundo o padre, como para a Igreja o sacramento nunca será desfeito, casamentos que já não existem de fato acabam gerando o adultério e o pecado.
Disputa
Mas, muito mais do que por suas posições às vezes polêmicas, padre Adacilio é reconhecido por suas celebrações de casamento, a ponto de sua agenda estar lotada. No dia em que Kátia Gasparello subiu ao altar para dizer "sim" para Fábio Sforni não foi a noiva que fez os convidados esperar e sim o padre, que pediu para mudar o horário porque em sua agenda constavam três cerimônias de casamento para aquele sábado, quase no mesmo horário.
Vitor Hugo de Araújo ao casar com a jovem Graziele fez questão que o celebrante fosse o padre Adacilio e a cerimônia agradou tanto que seu irmão, Rafael Vinícius, quis o mesmo padre ao casar-se com Maria Isabel. Essa preferência enche a agenda do padre, a ponto de ele decidir que agora vai se limitar a casamentos em sua paróquia.
"Sou muito procurado por tentar fazer esse momento tão importante para os noivos em um momento único, valorizar aquele ato tão importante na vida de dois jovens". Um dos momentos marcantes dos casamentos de Adacilio é quando ele canta. Há muitos padres que cantam, mas nem todos cantam bem e escolhem um repertório condizente com o momento.
Segundo o padre, o canto e as palavras são importantes para chamar a atenção dos presentes para a celebração, mas sempre de forma que nada venha a competir com os noivos, que são a estrela do momento.

(Luiz de Carvalho/odiario.com)

Um comentário: