O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 31, 2012

Dilma chega a Cuba em sua primeira visita de Estado ao país

Dilma é recebida pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, em sua primeira viagem como chefe de Estado a Cuba.
A presidente Dilma Rousseff desembarcou no fim da tarde de segunda-feira, (30/01), em Havana, Cuba, para sua primeira visita de Estado à ilha caribenha.
Acompanhada dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do chanceler Antonio Patriota, titular das Relações Exteriores, a presidente não deu declarações no aeroporto e seguiu direto ao hotel onde ficará hospedada.
Dilma deve deixar de lado os apelos para que aborde a questão dos direitos humanos em Havana e deve se concentrar nas oportunidades geradas pela progressiva abertura econômica do país caribenho.
A viagem, que se estenderá até a manhã de quarta-feira, ocorre uma semana após a liberação da última parcela do empréstimo brasileiro de US$ 682,15 milhões à ampliação do porto cubano de Mariel, a 40 km de Havana. Depois de Cuba, Dilma seguira para o Haiti.
Executada pela empresa brasileira Odebrecht e prevista para terminar em janeiro de 2013, a obra inclui uma "zona especial de desenvolvimento", que abrigará indústrias voltadas à exportação e ao mercado cubano.
A visita de Dilma também se segue à decisão do Partido Comunista cubano, neste domingo, de limitar a dois mandatos de cinco anos os cargos políticos e estatais "fundamentais" do governo, o que foi interpretado como uma possível sinalização de renovação da cúpula que comanda o país.

(folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário