O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

agosto 14, 2012

Paraná tem mais 30 casos de gripe, mas nenhuma morte

O Paraná registra queda de 47% no número de casos novos de gripe A (H1N1) em relação aos números da semana passada. No informe divulgado nesta segunda-feira, (13/08), 30 casos novos da doença foram confirmados e nenhuma morte. Desde o início do ano, o Estado já registrou 1.073 casos de gripe A e 35 mortes pela doença.
“Mesmo com a queda dos números as atitudes preventivas devem continuar e a qualquer sintoma de gripe o doente deve procurar o serviço de saúde para receber o tratamento recomendado. Ambas as estratégias previnem casos e principalmente mortes por todos os vírus influenza que circulam no país”, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Além dos casos de gripe A (H1N1), neste ano foram registrados no Paraná outros 633 casos e doze mortes por influenza A (H3), mais conhecida como gripe comum ou sazonal, e nove casos e nenhuma morte por Influenza B. “Nos resultados dos exames coletados nas últimas semanas observamos que vem ocorrendo mais confirmações pelo vírus Influenza A (H3) do que pela influenza A (H1N1), e ambas podem ser fatais se não forem tratadas adequadamente.
Por isso, a suspeita de influenza deve ser sempre considerada”, diz a médica e coordenadora da sala de situação da gripe, Angela Maron de Mello.
PREVENÇÃO
A Secretaria da Saúde orienta para que sejam adotadas medidas de prevenção o ano todo, como manter os ambientes arejados, orientar alunos e funcionários a lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar o álcool gel, entre outros hábitos de higiene.

(Bem Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário