O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

agosto 07, 2012

Paraná confirma 57 novos casos de gripe A e duas mortes

O número de novos casos de gripe A no Paraná voltou a cair na semana passada, em relação à anterior, de acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (06/08) pela Secretaria de Estado da Saúde. Foram registrados 57 novos casos (34% a menos que no informe anterior, que registrou 87 casos) e duas mortes, uma em Londrina e outra em Ponta Grossa (contra oito no último boletim). No ano, foram confirmados no Estado 1.043 casos de gripe A e 35 mortes.
O número de casos novos da doença vem caindo desde a semana de 24 a 34 de julho, quando ocorreram 328 confirmações. Desde então, o número de novos registros diminui a cada semana. Mas, como a doença ainda provoca mortes, o superintendente de Vigilância da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, diz que é importante reforçar o alerta: qualquer pessoa que tenha sintomas de gripe (febre acima de 38º, dor de garganta e tosse seca) deve procurar imediatamente o serviço de saúde. “Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%”, afirma.
Das mortes confirmadas no boletim desta semana, uma foi de um paciente de 44 anos, diagnosticado tardiamente. A outra morte foi de um paciente de 58 anos com pneumopatia. “Aos médicos também fica o alerta para o diagnóstico precoce. O vírus está circulando e por isso a suspeita de influenza deve ser sempre considerada”, diz a médica e coordenadora da sala de situação da gripe, Angela Maron de Mello.

(Agência Estadual de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário