O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 09, 2012

No Paraná, 363 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe

Números do Programa Estadual de Imunização mostram que, até o início da manhã desta quarta-feira (09/05), o Paraná já vacinou 363 mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Devem receber a vacina: idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, indígenas, trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza e a população carcerária. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Paraná, e Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se encerra no dia 25 de maio.
A imunização reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza. "Vamos intensificar a campanha em todas as regionais de saúde e motivar os municípios para que vacinem todos os grupos de risco", afirmou o secretário, Michele Caputo Neto. O secretário fez o lançamento da campanha no sábado (05/05) no Lar dos idosos São Vicente de Paula em Cascavel, onde foram vacinados mais de 100 idosos. "Este é o maior grupo a ser vacinado e geralmente são os que mais aderem à campanha. Este é o 14º ano da campanha de vacinação dos idosos", ressaltou.
A vacina protege contra os três vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H3N2) - sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. "A vacina leva cerca de 15 dias para começar a proteger e como o inverno está chegando é fundamental que os grupos que devem ser vacinados busquem a proteção o quanto antes", reforçou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
CRIANÇAS - As crianças de seis meses a menores de dois anos que não receberam a dose da vacina no ano passado, deverão receber duas doses (a segunda dose 30 dias após a primeira). Já as crianças que receberam as doses na campanha passada serão imunizadas com apenas uma dose. "É essencial que os pais levem a carteira de vacinação das crianças para que as doses fiquem registradas", enfatizou Paz.
A Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem doentes (febre alta ou moderada) adiem a vacinação até que estejam melhores. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
NÚMEROS – A atualização dos dados da vacinação é realizada online pelos próprios municípios. Em razão disso, os números podem sofrer alterações durante o dia e após o final da campanha.
MEDICAMENTO – Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento Oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.
Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:
• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
•Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
•Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
•Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
•Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
•Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
•Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
•Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

(Agência Estadual de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário