O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

abril 19, 2011

Fidel Castro confirma renúncia à chefia do Partido Comunista de Cuba

O ex-Presidente Fidel Castro confirmou sua renúncia à chefia do Partido Comunista de Cuba (PCC), último alto cargo político que ocupava no país, ao pedir sua exclusão do Comitê Central, segundo escreveu em um artigo divulgado nesta terça-feira, 19/04. 
"Raúl [Castro, irmão de Fidel] sabia que eu não aceitaria na atualidade nenhum cargo no Partido", afirmou Fidel, ao explicar em um texto no portal cubadebate.cu sua "ausência" no novo Comitê Central do PCC, eleito na segunda-feira (18/04) durante o 6º Congresso do partido.
Fidel, de 84 anos, ocupava o cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do PCC, principal em um regime comunista, desde a criação do Partido, único legal em Cuba, em 1965.
O 6º Congresso do PCC, o primeiro desde 1997, teve início no último sábado (16) e ocorre até esta terça-feira. Os participantes devem aprovar uma série de medidas econômicas que visam atualizar o sistema socialista adotado pela ilha, como anunciado pelo próprio presidente cubano, Raúl Castro.
O dirigente comunista confirmou assim o que havia afirmado em março sobre a renúncia ao comando do PCC. Fidel cedeu a Raúl a liderança em julho de 2006, em consequência de uma grave doença, mas continuou sendo chamado de primeiro secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário