O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

abril 29, 2011

Termina hoje o prazo para a entrega do IR 2011


Faltando algumas horas para o fim do calendário de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2011, cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento à base de dados da Receita Federal. Até as 17h30 de ontem, 28/04, o órgão já havia recebido 20 milhões de declarações, ou 83,3% do total no país. No Paraná, dois em cada dez contribuintes deixaram o envio para as últimas horas; são mais de 300 mil declarações que deverão ser entregues até as 23h59, desta sexta-feira, 29 de abril.
Quem deixou para enviar a declaração no último dia deve, portanto, se apressar. A Receita Federal já informou que não haverá prorrogação do prazo de entrega. A última vez que isso ocorreu foi em 1997, ano em que o sistema de entrega da declaração on-line foi implantado. Neste ano, pela primeira vez, o sistema vai cobrir 100% das declarações enviadas, com a extinção dos formulários de papel.
Quem perceber que não vai conseguir preencher tudo e mandar até o horário limite pode enviar a declaração de forma incompleta e, depois, fazer uma retificação – evitando, assim, a multa por atraso na entrega, que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.
Se optar pela estratégia de enviar a declaração incompleta, no entanto, o contribuinte não mais poderá alterar o modelo de declaração – completa ou simplificada – após esgotado o prazo oficial. Quem optar pela entrega em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de fechamento das agências bancárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário