O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

abril 29, 2011

Kaloré elege novo prefeito no próximo domingo

Moradores de Kaloré, no vale do Ivaí, vão voltar às urnas no próximo domingo (01/05) para escolher um novo prefeito. Será a quinta troca de comando no Executivo local desde a última eleição municipal, em 2008. Deste então, quatro pessoas já ocuparam o cargo de prefeito da pequena cidade, de pouco mais de quatro mil habitantes.
Dois candidatos disputam o cargo: André Pereira (PT) (ex-presidente da Câmara) e Edmilson Stencil (PDT) (candidato derrotado nas últimas eleições).
O motivo de tanta troca está na cassação do ex-prefeito Adinan Canelo (PMDB) e do vice Mauro Lebegaline (PT), em 2008. Os dois foram acusados de irregularidades na contratação de funcionários. No lugar de Canelo, assumiu o candidato derrotado nas urnas Edmilson Stencil (PDT), que ficou por 10 dias. Com uma liminar, Adinan Canelo voltou à Prefeitura, até perder o cargo definitivamente, por decisão da Justiça Eleitoral.
Depois disso, dois vereadores foram prefeitos interinos, o que foi presidente da Câmara no ano passado e o atual presidente, que segue comandando o município.

Atualizando: O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio, concedeu liminar nesta sexta-feira, 29/04, suspendendo a eleição do novo prefeito de Kaloré, que aconteceria neste domingo (1º). A liminar vigora até o julgamento do mandado de segurança apresentado pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) contra a resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que fixou eleição direta.

"Tendo em vista que o espaço de tempo de ação dos novos mandatários é inferior a dois anos, a máquina eleitoral não deve ser acionada, optando-se pela feitura das eleições indiretas", confirmou o ministro em sua decisão, também fundamentada no parágrafo 1º do artigo 45 da Lei Orgânica de Kaloré que prevê que a eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município, caso haja vacância dos mesmos nos últimos dois anos de mandato, será feita trinta dias após aberta a última vaga, pela Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário