O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

outubro 08, 2009

42 anos sem CHE


Nesta sexta-feira (09 de outubro), diversos países latino-americanos homenageiam o histórico guerrilheiro Ernesto Che Guevara, pelos 42 anos de sua morte.

Nascido em Rosário, Argentina, em 14 de junho de 1928, Che saiu de seu país para lutar pela justiça social e pelos mais carentes. Morreu no dia 9 de outubro de 1967, executado pelo exército boliviano, que estava a serviço de uma ditadura obediente à CIA.

Em 26 de setembro de 1967, o exército emboscou as tropas revolucionárias comandadas por Che, perto do povoado de La Higuera. Houve um enfrentamento no qual vários guerrilheiros tombaram em combate. Guevara ficou ferido em uma perna. Em 8 de outubro do mesmo ano, o capturaram junto a dois combatentes e os levaram à escola do povoado de Higuera, onde, um dia mais tarde, seriam executados por ordens do agente da CIA, Félix Rodrigues.

Nos 39 anos de sua vida, Guevara percorreu vários países da América do Sul comandando grupos guerrilheiros e divulgando suas ideias políticas. Quase 42 anos depois de sua morte, a figura de Che segue forte entre as pessoas que lutam contra o imperialismo.

Os anos se passaram e ainda hoje Che Guevara reaparece em pôsteres, bottons e camisetas, que o consagram como um mito latino-americano, um símbolo eterno de coragem e rebeldia contra as injustiças sociais do mundo.
Este humilde blogueiro aprendeu desde cedo a admirar a figura, a vida, a história de Che que sempre estiveram comigo e me acompanham, como o poster que ganhei a muitos anos de um companheiro de ideais e desde então, Che instalou-se em minha casa, onde quer que eu resida, com seus olhos de santo e rosto de adolescente; e ele sorri, apesar da febre e da asma e das contradições da história.
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário" (Ernesto Che Guevara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário