O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 28, 2015

Conta de luz vai subir 36,4% no Paraná já a partir de segunda-feira


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou aumento da tarifa média da Companhia Paranaense de Energia (Copel) de vai 36,4% a partir de segunda-feira (02/03). O reajuste extraordinário, foi anunciado nesta sexta-feira (27/02). A Copel apresentou o quarto aumento mais significativo entre as 58 distribuidoras de energia que terão reajuste.
O reajuste extraordinário é para compensar o fim dos repasses do Tesouro à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que criou um rombo da ordem de R$ 23 bilhões que será rateado entre todos os consumidores brasileiros. Na prática, esse valor servirá para cobrir a diferença entre o que as distribuidoras gastam para comprar energia a preços elevados – por causa do uso intenso de usinas termelétricas – e o que elas cobram dos consumidores.
No que se refere à compra de energia, o efeito mais representativo no aumento, segundo a Aneel,  foi a variação dos custos de Itaipu. A energia dessa usina é alocada na forma de cotas às distribuidoras que atuam nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e representa aproximadamente 20% da compra de energia dessas concessionárias. As tarifas a serem aplicadas por Itaipu em 2015 foram reajustadas em 46%, em dólar (Resolução Homologatória 1.836/2014). O efeito final ainda deve considerar a variação cambial.
O principal motivo para a variação da tarifa de Itaipu foi o cenário hidrológico adverso de 2014. Em razão das vazões abaixo das médias históricas, as usinas que compõem o Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) geraram 91% de sua garantia física (Gráfico 1). Ocorre que toda a garantia física de Itaipu é alocada às distribuidoras na forma de cotas. Por isso, a geração insuficiente é adquirida por Itaipu ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). A combinação de geração baixa e PLD elevado (Gráfico 2) gerou um custo que foi absorvido por Itaipu ao longo de 2014 e que deve ser repassado em 2015.

Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário