O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 03, 2012

Câmara devolve mandato a paranaenses cassados na ditadura

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta quinta-feira (06/12), às 15h, para devolver simbolicamente os mandatos dos deputados cassados por atos de exceção entre 1964 e 1977, sem o devido processo legal.
A iniciativa da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, tem como objetivo resgatar a história e a importância dos 173 parlamentares eleitos pelo povo e impedidos de exercer o mandato durante a ditadura.
Entre os homenageados está o ex-governador do Paraná, Moyses Lupion. Ele ocupou cargo na Câmara dos Deputados como suplente, mas teve o mandato cassado e os direitos políticos suspenso por dez anos pelo Regime Militar, com o Ato Institucional Número 1, baixado em 9 de abril de 1962.
Lupion teve os bens confiscados sob a acusação de corrupção, mas acabou inocentado pela justiça no início da década de 70. Ele havia sido governador do Estado em duas oportunidades: de 1947 a 1951 e de 1956 a 1961, quando foi sucedido por Ney Braga. Morreu em 29 de agosto de 1991 no Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção renal.
Também são citados na homenagem os paranaenses Alencar Furtado, Léo de Almeida Neves e Renato Celidonio.

(Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário