O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 26, 2012

Mandela recebe alta do hospital e continuará tratamento em casa

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 94, recebeu alta do hospital nesta quarta-feira (26/12), onde estava internado desde o dia 8, e continuará o tratamento em sua casa, de acordo com um comunicado da presidência.
O líder vai receber "atenção médica especial em sua casa em Houghton [Joanesburgo] até sua recuperação total", diz o comunicado.
Mandela recebeu nesta terça-feira (25/12) a visita da esposa, Graça Machel, e outros familiares, após passar a Noite de Natal hospitalizado, informou o presidente Jacob Zuma, que também foi vê-lo, encontrando-o "muito melhor".
"Estava feliz em receber visitas neste dia em particular e parece muito melhor. Os médicos estão satisfeitos com seus progressos", acrescentou o chefe de Estado.
Internação
Mandela foi internado no hospital de Pretória por causa de uma infecção pulmonar. Uma semana depois foi operado com sucesso para a retirada de cálculos biliares.
Seu neto, Mandla Mandela, entrevistado por telefone pela emissora de TV eNCA, havia dito anteriormente: "estamos muito tristes com sua ausência [no Natal], não tínhamos previsto que durasse tanto tempo" sua hospitalização.
Antes de sua aposentadoria, em 2004, Mandela tinha o hábito de dar uma festa de Natal para as crianças pobres de Qunu. Depois, passava as festividades junto da família, na intimidade.
Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, Nelson Mandela passou 27 anos de sua vida preso pela luta contra o regime do apartheid, que instaurou uma discriminação racial no país.
Foi libertado em 1990 e se tornou, quatro anos depois, o primeiro presidente negro do país, após ter obtido em 1993 o prêmio Nobel da Paz, juntamente com o último presidente do regime segregacionista, Frederick Willem de Klerk, por ter conduzido com sucesso as negociações para a democracia.
Nelson Mandela não voltou a aparecer em público desde o final da Copa do Mundo celebrada em seu país em 2010.
Em janeiro de 2011, ele já tinha sido hospitalizado por dois dias devido a uma infecção pulmonar, provavelmente relacionada com as sequelas de uma tuberculose que padeceu em Robben Island, onde passou 18 dos 27 anos que ficou preso.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário