O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

maio 20, 2011

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20/05). Quem ainda não se vacinou, tem até as 18 horas para comparecer às unidades básicas de saúde. Idosos (com 60 anos ou mais), crianças (entre 6 e 23 meses) e gestantes (em qualquer fase da gravidez) podem comparecer a uma das 2,2 mil unidades de saúde do estado para receberem a dose. Indígenas e profissionais da área da saúde também fazem parte da campanha do Ministério da Saúde.
A meta do estado era vacinar pelo menos 1,3 milhão de pessoas dos grupos prioritários (80%) - o índice foi alcançado na quinta-feira (19/05). O número atualizado dava conta de que 1 milhão e 349 mil (81,11%) paranaenses tinham sido imunizados até a manhã desta sexta-feira (20/05). Ao todo, 1.663.306 pessoas no Paraná tem direto a vacina da rede púbica.
As gestantes registravam a menor adesão à campanha no estado. Cerca de 55% das pessoas desse grupo tinham sido imunizadas, o que corresponde a 77,6 mil mulheres. Aproximadamente 195 mil crianças (86,5%) e 152 mil idosos (83,2%) foram vacinados no Paraná.
A vacina protege contra três vírus da gripe: Influenza A (H1N1) – causador da pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A imunização deveria terminar em 13 de maio, mas o Paraná não havia atingido a meta e a campanha foi prorrogada até essa sexta-feira.
Crianças
A vacinação das crianças entre 6 e 23 meses será feita em duas doses. A primeira dose deve ser tomada até essa sexta-feira e os pequenos terão de retornar aos postos de saúde. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias depois da primeira. A vacinação dos adultos é feita em dose única.
Restrições para alérgicos a ovo
Pessoas com doenças como diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática, Aids, Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral podem tomar a vacina contra a gripe.
Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior.
A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário