Sebastian Vettel fechou com chave de ouro uma temporada praticamente perfeita na Fórmula 1. Campeão antecipado, o piloto alemão da Red Bull ganhou o GP do Brasil, neste domingo, (24/11), no circuito de Interlagos, em São Paulo, e encerrou o campeonato com nove vitórias seguidas, um novo recorde para sua brilhante e precoce carreira. O brasileiro Felipe Massa, em sua despedida na Ferrari, sofreu uma punição durante a prova e terminou em sétimo lugar.
Com o resultado em Interlagos, Vettel atingiu a maior sequência de vitórias na história da Fórmula 1, chegando ao mesmo número de nove que o italiano Alberto Ascari conseguiu entre 1952 e 1953. Além disso, ganhou 13 das 19 etapas de 2013, igualando o recorde do também alemão Michael Schumacher, de 2004, como o maior vencedor numa única temporada da categoria.
O título do campeonato, seu quarto consecutivo, já tinha sido assegurado no GP da Índia, no dia 27 de outubro. Mesmo assim, Vettel manteve o ritmo nas três etapas restantes, ganhando todas. No final, o piloto alemão de apenas 26 anos terminou a temporada com 397 pontos, com enorme vantagem sobre o segundo colocado, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que fez 242.
Alonso conseguiu o terceiro lugar em Interlagos, mas já tinha assegurado o vice-campeonato na etapa anterior, nos EUA. A segunda posição do GP do Brasil foi do australiano Mark Webber, garantindo mais uma dobradinha da equipe Red Bull em sua despedida da Fórmula 1 - aos 37 anos, ele deixa a categoria depois de 12 temporadas e vai para o Mundial de Endurance.
O dia também foi de despedida para Massa, que está deixando a Ferrari após oito temporadas - vai para a Williams em 2014. Diante da torcida brasileira, ele teve um bom começo de prova e lutava pelo pódio, mas recebeu uma punição de "drive through" quando estava em quarto lugar, por ter passado fora do limite permitido na entrada dos boxes - após cumprir na 35ª volta, voltou na oitava colocação, prejudicando seu resultado final: sétima posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário