O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 30, 2013

Saúde confirma mais quatro mortes por gripe na região


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais seis mortes em decorrência de gripe no Paraná nesta segunda-feira (29/07), no oitavo boletim informativo sobre a situação da doença no Estado. Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelo governo estadual para acompanhar o comportamento dos vírus respiratórios circulantes no Paraná. As novas mortes foram registradas dos dias 11 a 21 de julho nos municípios de Cascavel (a 273 km de Maringá), Curitiba, Colorado (a 89 km de Maringá), Grandes Rios (a 132 km de Maringá), Terra Boa (a 73 km de Maringá) e Umuarama (a 162 km de Maringá). No total, são 44 óbitos desde o início de 2013.
Somente neste ano já foram confirmados 1.069 casos da doença em todo o território paranaense - a maioria (479) foi causada pelo vírus Influenza A H1N1 (gripe A). De acordo com série histórica da secretaria, o H1N1 é o vírus da gripe que mais circula desde 2009, ano da pandemia mundial.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que isso ocorre porque todas as pessoas estavam susceptíveis a esse subtipo viral. "Quando a pessoa tem contato com um determinado tipo de vírus, ela adquire imunidade a ele. Contudo, o Influenza pode sofrer mutação ao longo do tempo e por isso é necessário a vacinação todos os anos para garantir proteção", destaca.
Outra forma de se proteger da gripe é manter hábitos saudáveis durante o dia-a-dia. Medidas simples como lavar as mãos, manter ambientes bem arejados e evitar o contato com pessoas com suspeita de gripe são algumas das recomendações da médica e coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Paraná (CIEVS-PR), Mirian Woiski.
"São precauções que devem ser incorporadas ao cotidiano de todas as pessoas, independente da estação do ano. Como no inverno a tendência é que as pessoas fechem os ambientes por causa do frio, o risco de contágio é maior e essas medidas devem ser reforçadas", explica. (odiario.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário