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julho 30, 2012

Manifestantes param caminhoneiros nas estradas, em Astorga e na região de Maringá

A greve dos caminhoneiros permanece em todo o País nesta segunda-feira (30/07). No Paraná, segundo o Movimento União Brasil Caminhoneiros (MUBC), estão previstos 80 piquetes em todo o Estado. A classe está dividida, e por conta disso, alguns manifestantes estão parando os colegas que ainda trabalham em algumas rodovias.
Na região noroeste, os caminhoneiros estão sendo parados na PR-218, entre Astorga e Sabáudia. Há previsão de paralisação ainda em Campo Mourão, na saída para Maringá e Guarapuava, e também em Paranavaí, na BR-376, no período da tarde. Em Maringá, os trabalhadores decidiram manter as atividades normalmente.
Em Astorga, mais de 50 caminhoneiros da cidade estão parados na associação da entidade e também no pátio da cooperativa GA. Eles estão interditando caminhões na PR-218 desde as 9h. Mais de 40 veículos estão no acostamento da rodovia. O trânsito será liberado após as 11, com retorno das manifestações após as 13h. Automóveis, motos e caminhonetes têm trânsito livre.
Em Paranavaí, conforme o presidente do sindicato dos caminhoneiros Sérgio Tomé, cerca de 80 caminhoneiros estão parados na cidade, o que representa 80% do total. "Agora estamos fazendo panfletagem na BR-376, mas estamos planejando impedir o trânsito de caminhões à tarde", fala.
Em Campo Mourão, há concentração de 60 caminhoneiros na saída para Guarapuava. Dois pontos em rodovias federais da região encontram-se totalmente interditados devido a manifestação de caminhoneiros: trevo de acesso a Mamborê, nas proximidades do km 390 da BR 369 e trevo de acesso a Luiziânia, na BR 487, nas vizinhanças do km 208. Em todos os pontos está havendo acompanhamento de policiais rodoviários.
Conforme o presidente do MUBC Paraná, Nelri Tigrão, até amanhã deve ocorrer uma reunião com as lideranças da classe e representantes do Ministério da Casa Civil e Transportes. "Queremos deixar claro que não somos contra o direito do caminhoneiro descansar. O que questionamos é a falta de segurança. Como ele vai parar sem ter infraestrutura adequada para isso nas estradas, correndo risco de assaltos e saques? Temos que dialogar com o governo formas concretas dos trabalhadores cumprirem esta lei sem correr riscos", fala.
Além da Lei do Descanso, que prevê intervalo de 11 horas entre os turnos de trabalho, eles também questionam o valor do frete, que na maioria dos casos não cobre os custos de manutenção do veículo, e a resolução Cartão Frete, que vem diminuindo a contratação de autônomos, pois determina a vinculação à cooperativas, entre outros pontos.

(odiario.com)

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