O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 01, 2012

Maringá instala semáforo sonoro

A Secretaria de Transportes, atendendo à solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), instalou um semáforo sonoro, exclusivo para deficientes visuais, no cruzamento entre as avenidas Brasil e Getúlio Vargas, em Maringá. O secretário Valdir Pignata explica que o aparelho está em fase de testes e que por enquanto não há previsão de que o município abra licitação para instalar mais equipamentos em outros locais. ''Mas percebemos que já houve aprovação de quem usa o equipamento'', destaca.
De acordo com ele, o local foi escolhido pelos integrantes do CMDPD e instalado conjuntamente com o semáforo visual. ''Quando o semáforo fica verde para o pedestre o equipamento emite um som contínuo (de canto de pássaro). Assim o deficiente tem mais segurança para atravessar a rua, sem depender de outras pessoas.''
Em Maringá existem atualmente 200 deficientes visuais cadastrados no Conselho e mais umas 800 pessoas com baixa visão, de acordo com o presidente do CMDPD, Ismael Roberto de Melo. ''Os deficientes visuais já aprovaram, por isso queremos que seja instalado em outros pontos na Região Central da cidade'', atesta.
Melo afirma que já conheceu diversos sistemas, mas acredita que este é o mais funcional. ''Em outros locais colocam sistemas com botões, mas as crianças passam e apertam e com isso os carros passam a não respeitar mais. Além disso, alguns demoram até um minuto e meio para dar passagem para o deficiente visual'', reclama.
Melo explicou que alguns outros sistemas utilizam um tipo de buzina para indicar que o semáforo estaria com a passagem aberta para pedestres, mas também não seria o ideal já que causaria irritação nas pessoas que trabalham próximo ao local. ''Essa tecnologia de canto de pássaros foi trazida por um empresário de Maringá, que trabalha com sinalização. Em um cruzamento podemos colocar o canto de dois pássaros diferentes, o que ajuda o deficiente a saber exatamente qual é o que está aberto'', detalha. Ele afirmou desconhecer outras cidades paranaenses que tenham sistema de sinalização sonora.

(folhaweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário