O Paraná registrou 1.215 casos e 52 mortes em decorrência da gripe neste ano. Os dados são do 10º informativo da gripe em 2013, e foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) na segunda-feira (12/08). No mesmo período de 2012, houve no Paraná 1.687 casos e 47 mortes por gripe.
Mortes
No relatório, mais cinco mortes por gripe foram confirmadas pela Sesa - quatro delas foram de pacientes que tinham doenças crônicas. De acordo com o levantamento da secretaria, das 52 mortes já confirmadas neste ano, 34 estão relacionadas a doenças crônicas.
"Percebemos que a comorbidade [doença crônica] é o fator preponderante na maioria dos óbitos. Além disso, muitos pacientes procuram atendimento médico tardiamente e em situações já consideradas graves, inclusive com falta de ar", alerta a médica e coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Paraná (CIEVS-PR), Miriam Woiski.
Os novos óbitos foram nos municípios de Curitiba, Londrina (a 98 quilômetros de Maringá), Ponta Grossa (a 309 quilômetros de Maringá), Turvo (a 246 quilômetros de Maringá) e Guaraniaçu (a 268 quilômetros de Maringá), e ocorreram dos dias 21 a 27 de julho.
Análise
De acordo com o relatório, neste ano houve uma alteração no comportamento dos vírus Influenza, causadores da gripe. Assim como em 2012, o Influenza A (H1N1) continua sendo responsável pela maior parte dos casos. No entanto, em 2013, o vírus Influenza B passou a ser o segundo com o maior número de amostras positivas e corresponde a 42% do total de casos. Enquanto em 2012 foram apenas nove casos por Influenza B, neste ano já são 511.
(AEN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário