O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

março 28, 2011

Confissões HOJE em Astorga

Durante a Quaresma, uma atitude esperada de todos os católicos é a celebração penitencial.
Chama-se Sacramento da Penitência (Confissão - Reconciliação), pois realiza-se sacramentalmente o convite de Jesus para o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.
Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.
Chama-se sacramento da Confissão porque à declaração dos pecados diante do sacerdote Deus concede o perdão e a paz.
É também chamado de sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: "Reconciliai-vos com Deus" (2Cor 5,20).
Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão" (Mt 5,24).
É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossa limitação, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador".
O próprio Cristo no dia da Ressurreição (Domingo de Páscoa) conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados: "Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e aqueles aos quais não perdoardes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 21-23).
Requisitos para receber uma boa confissão:
1.- Exame de Consciência: Rezar e pensar nos pecados cometidos.
2.- Contrição ou arrependimento: Tristeza dos nossos erros e de nossa falta de amor a Deus.
3.- Propósito: Evitar o pecado e servir a Deus com mais amor.
4.- Confissão: Acusação clara e objetiva dos pecados ou falhas cometidas.
5.- Penitência: Nos é dada pelo sacerdote para demonstrarmos nosso arrependimento e a firmeza de nosso propósito de não mais pecar e de reparar as falhas cometidas.
Sem o perdão de Jesus vivemos como filhos pródigos (Lc 15, 11-24). Na parábola do filho pródigo encontramos todos estes requisitos: fazer o exame de consciência, admitir o erro, ter o propósito de voltar para o Pai, confessar e admitir-se pecador diante do Pai e proferir a sua penitência. "Não sou mais digno de ser chamado seu filho".
Santa Terezinha do Menino Jesus dizia: "Os nosso pecados por mais feios e numerosos que sejam, desaparecem diante da bondade de Deus, como uma gotinha de água no oceano imenso." O Pai do céu nos ama tanto que nos quer sempre perto dele.

Hoje (segunda, 28/03) é um dia especial de confissões na Paróquia de Astorga. Às 19 horas, os padres do decanato Norte da Diocese ( 10 sacerdotes ) estarão à disposição dos fiéis na Igreja Matríz, para ministrar o sacramento.
Não perca a oportunidade. Lembramos que este ano não haverá confissão comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário