O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

outubro 24, 2013

Detran dá mais tempo para motoristas renovarem carteira pela internet



As cartas para renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação vão chegar com 20 dias de antecedência na casa dos motoristas paranaenses. A mudança, anunciada na quarta-feira (23/10) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), dará mais tempo para marcar o exame médico obrigatório. Pelo procedimento anterior, a correspondência é enviada uma semana antes do vencimento da CNH.
A expectativa do Detran é que, com o prazo estendido, menos motoristas precisem ir até uma unidade de atendimento para abrir o processo, agendar a consulta médica, refazer a biometria e a fotografia do documento. "Percebemos que algumas pessoas deixam para última hora, perdem prazo para pagar o boleto e, por isso, têm que fazer os procedimentos de forma presencial", explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) mostram que desde o lançamento, há pouco mais de quatro anos, do programa Detran Fácil, que oferece diferentes serviços pela internet, 523.353 mil pessoas deixaram de ir aos balcões de atendimento. Somente a renovação automática da CNH, lançada em abril de 2012, tirou 114.430 usuários das unidades do Detran.
FUNCIONAMENTO – A principal inovação com o Detran Fácil é a renovação automática da carteira de motorista, por até 15 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes, de cinco em cinco anos, e só aos 34 anos de idade deverá ir ao Detran para atualizar foto e biometria, dependendo da situação.
Por determinação do Código de Trânsito Brasileiro, o cidadão precisa ir presencialmente a uma clínica médica a cada renovação. No consultório, ele confirma sua identidade pela impressão digital, verificada on-line, e, somente se o resultado do exame médico for positivo, a CNH é expedida.
O processo é simples. O motorista recebe pelos Correios o aviso de vencimento da habilitação, com prazo e código de barras para o pagamento das taxas de renovação, e faz o agendamento do exame médico no site www.detran.pr.gov.br. Depois, se aprovado no exame, recebe a CNH em casa, no prazo de 10 dias úteis.
NÚMEROS - Cerca de 67 mil pessoas recebem o aviso todos os meses, e a estimativa é que pelo menos dois terços optem pela renovação automática, representando mais de 500 mil motoristas por ano a partir de 2014.
"Com a ferramenta on-line, as unidades de atendimento já registraram queda de até 67% no tempo de espera, porque o Detran Fácil evita deslocamentos desnecessários e filas, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de prestação de serviços presenciais. Assim, funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem dedicar-se ao atendimento de outros serviços", conta o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento, Hugo Collodel.

(AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário