“Em atenção à tua Palavra, vou lançar as redes.”
Evangelho do dia - Lucas 5, 1-11
Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas parada na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se aponderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João,
filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Reunidos para a celebração do mistério central da nossa fé, queremos, nesta liturgia, fazer a experiência da misericórdia e da santidade de Deus. Nos quatro Domingos da primeira parte do Tempo Comum, a Palavra de Deus esteve no centro de todas as reflexões. Nas Bodas de Caná, Maria pediu para fazer tudo o que Jesus diz. Com sua Palavra na sinagoga, Jesus declara que a Palavra anunciada pelos profetas realiza-se nele e, por causa da Palavra, Jesus é expulso de sua cidade natal.
Agora, neste Domingo, ouvimos Pedro dizer: “em atenção à tua Palavra, vou lançar as redes”. Portanto, através da Palavra se faz experiência de Deus e, dessa experiência, se acolhe a missão, o envio e a preparação para o discipulado de Jesus. Antes do envio, porém, é preciso passar pela experiência do encontro com Deus, que acontece pelo acolhimento da Palavra.
Amanhã, dia 11, celebraremos o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de nossa Diocese. Que Maria interceda por nós e por todos os que se dedicam no trabalho de evangelização.
Nossa Diocese, no dia 12, receberá os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, em Arapongas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário