O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

julho 02, 2012

Peña Nieto é o novo Presidente do México

O presidente do México, Felipe Calderón, felicitou neste domingo (01/07) o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, pela vitória nas eleições presidenciais, prevista por uma autoridade eleitoral, e manifestou sua mais "absoluta disposição" para que se dê uma transição ordenada, transparente e eficaz.
Em mensagem à nação depois da divulgação dos resultados da contagem prévia realizada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o líder mexicano, do Partido da Ação Nacional (PAN), manifestou sua mais sincera felicitação a Peña Nieto por sua vitória.
Calderón também pediu aos mexicanos que deem seu apoio ao próximo chefe do Executivo e para que a próxima administração comece em 1º de dezembro nas melhores condições.
O próximo governo, que vai representar o retorno do PRI ao Governo após dois períodos de seis anos nas mãos do PAN, contará com as sólidas bases que conseguiram construir nos últimos anos, disse o presidente.
Calderón destacou que seu governo acatará todas as decisões da autoridade eleitoral e dará todo seu apoio para que o processo eleitoral conclua sem contratempos.
"As eleições foram realizadas em um clima de paz e tranquilidade na maior parte do país", afirmou o presidente, assegurando que trabalhará até o último dia de seu mandato para que a situação do México melhore.
Vitória prevista
O candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, se declarou o vencedor das eleições presidenciais do México, seguindo uma amostra de atas de votação elaborada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o órgão reitor do pleito. Mais cedo, uma pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de TV Milenio indicava o mesmo resutado.
Segundo a amostra de quase 7,5 mil atas, Peña Nieto obteve entre 37,93% e 38,55% dos votos, anunciou o presidente do IFE, Leonardo Valdés, em mensagem em rede nacional.
De acordo com esses dados, o candidato da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, obteve entre 30,9% e 31,86% dos votos.
Em terceiro lugar ficou a candidata do governante Partido Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, que conseguiu entre 25,10% e 26,03%.
Em último lugar figura o concorrente do Partido Nova Aliança (Panal), Gabriel Quadri, com entre 2,27% e 2,57% dos votos.
Estes dados foram tirados das atas de 7.597 mesas eleitorais das cerca de 143 mil que foram instaladas em todo o país.
Nesta segunda-feira (02/07) à noite se espera conhecer os resultados provisórios quase totais, com todas as atas que tenham sido recebidas no IFE.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário