O Brasil já tem a sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Londres. E ela veio pelas mãos da judoca Sarah Menezes, que venceu cinco lutas neste sábado, (28/07), na Excel Arena e se sagrou campeã olímpica da categoria ligeiro, de até 48kg. O ouro é o primeiro do judô feminino brasileiro e encerra um jejum de duas décadas sem o hino do Brasil tocar no judô olímpico.
Na final, Sarah Menezes encontrou uma freguesa, a romena Alina Dumitru, que carregava consigo o status de então campeã olímpica. A adversária, porém, lutou com o ombro direito aparentando estar lesionado, e a piauiense de 22 anos não teve vergonha nenhuma de atacar exatamente aquele braço.
Após dominar a luta desde o início, Sarah conseguiu o primeiro yuko no último minuto. Depois, a poucos segundos do estouro do cronômetro, ela acertou um wazari e partiu para o estrangulamento. Mas aí a luta chegou ao seu quinto minuto e não restava nada mais à brasileira senão comemorar o ouro.
Até este sábado, a única medalha do judô feminino brasileiro havia sido conquistado por Ketleyn Quadros, bronze na categoria até 57kg em Pequim/2008. Sarah também se juntou a Aurélio Miguel e Rogério Sampaio como brasileiros campeões olímpicos no judô, encerrando um hiato de vinte anos, desde os Jogos de Barcelona/1992.
(AE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário