O governo federal nomeou nesta terça-feira (07/02) o professor Luiz Cláudio Costa como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Costa foi reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e ocupava atualmente a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Costa se formou em matemática e fez mestrado em agronomia pela UFV. Tem doutorado em agrometeorologia pela Universidade de Reading, da Inglaterra.
A nomeação foi publicada no "Diário Oficial da União" juntamente com a exoneração de Malvina Tuttman, que comandou o Inep por um ano.
A mudança, assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é uma das primeiras ações do novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que assumiu o cargo no dia 24 de janeiro.
Luiz Cláudio Costa é o quarto presidente do Inep desde 2009, quando o exame passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior.
Em dezembro de 2009, Reynaldo Fernandes saiu e deu lugar a Joaquim José Soares Neto, antecessor de Malvina Tuttman, que ocupou a presidência do Inep de 18 de janeiro do ano passado até 26 de janeiro deste ano.
O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame. Em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza, além de muitas queixas de estudantes sobre as notas de redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário