O cascavelense Acir Gurgacz (PDT) deve assumir uma vaga no Senado – não pelo Paraná, mas por Rondônia. Segundo colocado nas eleições do estado para senador em 2006, ele ficará com a cadeira de Expedito Júnior (PR), cassado por compra de votos no ano passado.
A decisão foi confirmada ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por sete votos a um. A posse de Gurgacz depende agora apenas do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). “É uma vitória da democracia, contra a velha política praticada nos rincões do Brasil”, comemorou o pedetista.
Gurgacz mudou-se do Paraná para Rondônia em 1982 e desde então mora no município de Ji-Paraná. O futuro senador é filho de Assis Gurgacz, fundador da União Cascavel de Transportes e Turismo (Eucatur), primeira empresa de ônibus a fazer a linha Norte-Sul do Brasil, na década de 70. A família comanda um grupo empresarial com ramificações em seis estados e que emprega 7 mil funcionários. A base dos negócios continua sendo Cascavel, cidade que já conta com três deputados federais eleitos pelo Paraná – Alfredo Kaefer (PSDB), Eduardo Sciarra (DEM) e Fernando Giacobo (PR).
Além disso, o primeiro suplente de Acir é o próprio pai, que divide residência entre Ji-Paraná (RO) e Cascavel. Como Acir deve concorrer a governador de Rondônia em 2010, com boas chances de vitória, a troca por Assis manteria uma cadeira a “mais” para o Paraná no Senado.
( informações do Portal Tudo Paraná, do Grupo RPC (Gazeta do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário