O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 30, 2014

Secretaria autoriza vacinar crianças com mais de 10 anos contra a gripe


A Secretaria de Saúde do Paraná autorizou que as cidades do Paraná que tem vacinas contra a gripe sobrando, apliquem as doses em crianças com até 10 anos de idade na rede pública. A medida vale para os municípios onde a meta de vacinação já foi alcançada em maio. Com isso, o estado pretende imunizar mais 350 mil crianças.
A campanha de vacinação contra a gripe deve continuar em todas as cidades, até que todos os grupos atinjam o porcentual mínimo de 80% de imunização. O público-alvo que deve receber a vacina são pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de 4 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores e detentos do sistema prisional.
Entretanto, a secretaria afirmou que, mesmo que o Paraná já tenha atingido 90% da meta de vacinação, 26 cidades paranaenses ainda não vacinaram 80% das pessoas que estão nos grupos prioritários da campanha. Os municípios que ainda não atingiram a meta são: Bocaiúva do Sul, Lunardelli, Barbosa Ferraz, Diamante do Norte, São Pedro do Iguaçu, Ivaí, Centenário do Sul, Lapa, Teixeira Soares, Iracema do Oeste, Arapoti, Ariranha do Ivaí, Bandeirantes, Juranda, Nova Londrina, Paranaguá, Alvorada do Sul, Cambé, Imbituva, Diamante do Sul, Almirante Tamandaré, Altônia, Alto Paraíso, Andirá, Ibaiti e Ibiporã.
As pessoas que pertencem ao público-alvo da vacinação deve procurar uma Unidade Básicas de Saúde para se vacinar. A vacina só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. A vacina protege contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Casos registrados
Ainda conforme a Secretaria Estadual de Saúde, já foram identificados 386 casos de gripe em todo o Paraná, sendo que 103 foram de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, quatro mortes por gripe foram registradas neste ano no estando, sendo que todas elas eram pessoas que tinham o direito de tomar a vacina gratuitamente na rede pública, mas nenhum tomou o medicamento. As mortes ocorreram em Arapongas, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Sarandi.

Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário