O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 30, 2014

Em visita ao Vaticano, rei Felipe VI convida Papa a visitar a Espanha



  O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (30/06), os reis da Espanha com uma recepção cordial, na qual não faltaram as brincadeiras, e Felipe VI se despediu do pontífice "com a esperança de vê-lo na Espanha", após contar que a substituição na coroa foi "muito intensa", mas que viveu o processo "tranquilo". O encontro foi a primeira visita oficial ao exterior dos novos monarcas.
Antes de entrar na biblioteca particular do papa para a reunião, que durou cerca de 40 minutos, Dom Felipe se dirigiu ao Papa para perguntar, sorrindo, "Os coroinhas antes?", em alusão à recente visita ao Vaticano dos reis Juan Carlos e Sofia, quando o pontífice, com a mesma expressão, disse para passarem antes dele.
  "Ah é, seu pai contou?", respondeu, sorrindo, o papa, antes de ceder a passagem a Felipe VI e à rainha Letizia.
O Papa e Dom Felipe estavam muito sorridentes tanto no início quanto no final da reunião, momento em que o Rei se despediu dele "com a esperança de vê-lo na Espanha" e o pontífice se dirigiu ainda à rainha Letizia para dizer a ela: "Com a esperança de voltar a vê-la em breve".
Na habitual troca de presentes, os Reis entregaram ao papa um fac-símile do "Oráculo manual e arte de prudência" do jesuíta Baltasar Gracián, que reproduz o original adquirido por um famoso gracianista argentino, Jorge Furt, um pequeno volume que dom Felipe folheou perante o pontífice, ao tempo que lhe explicava como o original está no Pampa argentino.
Por sua vez, o papa presenteou a seus convidados com um medalhão de bronze que reproduz o projeto inicial da Basílica de São Pedro - que, ao contrário do definitivo, contava com uma colunata fechada em torno da praça - assim como um exemplar de sua exortação apostólica "Evangelis Gaudium".
  Após a audiência, os Reis mantiveram um encontro de 35 minutos com o secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, no qual trataram diversos assuntos sociais, entre eles o desemprego e a situação dos jovens na Espanha, assim como questões relacionadas com a evolução de região ibero-americana.
Segundo informaram as fontes da Casa do Rei, dom Felipe comentou com Parolin que, na audiência com o papa, tinha reiterado o convite para que o pontífice visite a Espanha com ocasião do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesús, uma viagem fácil de realizar, porque 'pode ser questão de horas', como ressaltou o Rei ao secretário de Estado.

G1/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário