O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

junho 28, 2014

12 partidos podem lançar nomes ao governo do Paraná



De hoje (28/06), até segunda-feira, os partidos políticos entram na reta final do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para realizar suas convenções, obrigatórias para definição de candidatos e alianças das eleições de outubro. No Paraná, o fim de semana começa com 12 pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, mas o cenário ainda está indefinido e os acordos de última hora podem reduzir a lista de concorrentes ao Executivo. 
PMDB, Psol, PHS e PSTU já oficializaram em convenções nomes para o governo do Estado. Eles lançaram, respectivamente, Roberto Requião, Bernardo Pilotto, Silvio Barros e Rodrigo Tomazini. No domingo, PSDB e PT confirmam Beto Richa e Gleisi Hoffmann, respectivamente, para a corrida ao Palácio Iguaçu. PTC promete lançar Tulio Bandeira na convenção marcada para segunda-feira. O PV também já lançou Rosane Ferreira para o Executivo, mas a deputada federal ainda é cotada para vice na chapa do PMDB. PRP e PRTB fazem hoje suas convenções e a tendência é que tenham candidatos próprios ao governo do Estado. Outros dois partidos ainda conversam sobre alianças com o PSDB, mas também não descartam a candidatura própria. São eles: o PPS de Rubens Bueno e o PSD de Eduardo Sciarra. 
O PSD chegou a ensaiar a candidatura de Joel Malucelli ao governo do Estado, mas, na reta final, a tese de aliança com Beto Richa ganha força e há possibilidade do deputado federal Eduardo Sciarra sair como vice-governador na chapa tucana. O partido "bate o martelo" no domingo. 
Sem a aliança com o PMDB, Beto Richa agora busca um nome para ocupar a vaga de vice. Opção preferida entre lideranças tucanas, o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) deve mesmo disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Apesar do apoio confirmado ao tucano, o PSC quer eleger no mínimo oito parlamentares. Segundo o coordenador geral do PSC no Paraná, Lineu Tomass, "já está definido e Ratinho vai ser candidato a deputado estadual". 
Ratinho mantém a aliança com o tucano, mas já vinha trabalhando internamente pensando nas proporcionais deste ano desde que Beto se aproximou do PMDB estadual. Essa semana, sem poder contar com os peemedebistas, o governador voltou a procurar o deputado, "mas não podemos destruir esse trabalho feito com tantas pessoas que se colocaram nesse projeto de ter uma bancada forte na Assembleia", explicou Tomass. A meta do PSC é lançar Ratinho como candidato ao governo do Estado em 2018. 
PRTB, PTC e PRP prometem confirmar candidatura própria ao governo do Estado nas convenções. Geonísio Marinho (PRTB) disse que a candidatura própria é orientação nacional. "Com a apresentação das propostas, o objetivo é conseguir votos para a legenda, elegendo nossos candidatos na chapa proporcional." Hoje o partido tem dois deputados federais, "o que garante a participação nos debates". A convenção da legenda, que acontece hoje, decidirá entre três nomes: além de Geonísio Marinho, Garcia Neto e o ex-secretário do Trabalho de Londrina Rodrigo Sottile. 
No PTC, que esteve na coligação com Beto Richa nas últimas eleições, Tulio Bandeira pleiteia a condição de candidato do partido. 
Já o PRP vai para a convenção com três filiados interessados na disputa, mas os nomes não foram revelados. O presidente estadual da legenda, Jorge Luiz de Paula Martins, explicou a estratégia. "Vamos apostar na candidatura para divulgar o PRP, buscar o encantamento do eleitor pelo partido, para que vote na legenda." Citando as aparições que o partido teve neste mês nas inserções gratuitas na mídia, o presidente afirmou que uma coligação "prejudicaria a possibilidade de repercutir" esse momento do partido junto ao eleitorado. 
PPS ainda não sabe que caminho vai tomar. O presidente estadual do PPS, deputado federal Rubens Bueno, não descartou candidatura própria, mas citou também, como possíveis alianças, as candidaturas de Silvio Barros (PHS) e de Rosane Ferreira (PV). Hoje o PPS está na base de apoio de Beto Richa, "mas esse compromisso termina agora, dia 30, pois foi um compromisso para esta gestão, e temos a chance de renovar ou não". 

Alianças

O PP se reúne no domingo, quando deve aprovar aliança com Beto Richa, embora o deputado federal Ricardo Barros (PP) tenha declarado apoio ao irmão, cabeça de chapa do PHS. Silvio Barros também deve receber o apoio do Pros, da deputada federal Cida Borghetti, mulher de Ricardo Barros. O também novato Solidariedade (SDD), sob comando do deputado federal Fernando Francischini, deve confirmar apoio ao PSDB. 
O PTB também vai confirmar hoje o apoio a Beto Richa em convenção na cidade de Londrina. O deputado federal Alex Canziani (PTB) afirma que há consenso entre os 132 delegados com direito a voto. O tucano já conta com o apoio do PSB e também deve ter o reforço do DEM, que se reúne na segunda-feira. 
O PPL decidiu, em convenção realizada na última quinta-feira, apoiar a candidatura de Roberto Requião. 
Já o suplente de deputado federal Pastor Oliveira Filho (PRB) afirmou que as conversas do PRB começaram com o PT de Gleisi Hoffmann, mas ainda não há definição. "Não temos portas fechadas para ninguém, temos que ter uma coligação viável." 
A reportagem não conseguiu contato, até o fechamento da edição, com dirigentes estaduais do PR, PMN, PCdoB, PTdoB, PTN, PSDC e PCO.

folhaweb.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário