O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

fevereiro 26, 2012

Campanha da Fraternidade: Saúde e Salvação para todos

Costumamos dizer que “a saúde é tudo”. Em várias línguas, salvação e saúde são a mesma coisa. Aqui está uma sabedoria de vida mais profunda do que imaginamos.
A saúde é um bem fundamental. Enquanto temos saúde quase nem percebemos. Só quando aparecem os problemas as coisas mudam. Mas às vezes vamos levando, até à hora em que não há mais jeito. Na juventude ligamos menos para a saúde. Mais tarde a gente acaba pagando por este erro. Pois é sábio aquele provérbio popular: prevenir é melhor do que remediar!
Mas o que é ter saúde?
Saúde não é simples ausência de doenças. Também não quer dizer não ter limitações, pois estas fazem parte de nossa vida. Ela é sempre relativa, isto é, está relacionada com a fase de vida em que nos encontramos. Cada fase tem suas potencialidades e suas limitações. A Organização Mundial da Saúde define a saúde humana basicamente como bem estar.
Entretanto há condições para se estar bem. A saúde física é importante, mas não é tudo. Além desta precisamos de boas condições mentais, espirituais, sociais e ambientais. São dimensões básicas em que nossa vida se realiza. O vigor mental e espiritual depende muito do indivíduo. Mas a esfera social e ambiental interfere também radicalmente em nossas condições individuais de saúde.
Percebemos então que a saúde é um bem individual e social. Ou seja, que ela depende do ar que respiramos; e este ar pode estar poluído por nós mesmos. E aí vem a questão dos esgotos nos rios, dos agrotóxicos nos alimentos. Há costumes atuais e mesmo instrumentos que podem ser prejudiciais à saúde. Até o uso frequente do celular pode estar relacionado com o câncer. E a mentalidade violenta e competitiva que estressa a nossa vida?
Em meio a tudo isso, se constrói a saúde pública como um bem que requer responsabilidade. Por ela cuidamos para que a saúde seja um bem de todos. Já existem boas iniciativas políticas e governamentais neste sentido. Mas esta consciência ética precisa crescer. A Campanha da Fraternidade de 2012 é um grande passo nesse caminho. Pela fé cristã, nossa vida e a vida dos outros estão entrelaçadas sob todos os aspectos. Não há salvação sem o amor ao próximo. A saúde é um ponto do encontro vital com a salvação.

Matéria publicada na Revista de Aparecida, edição março 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário