O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 14, 2011

Grande parte das vítimas de câncer de pele é trabalhador rural

A safra de verão está em pleno ciclo e a rotina dos trabalhadores rurais começa bem cedo enfrentando sol e calor.
E se o sol forte não dá trégua, de algum jeito eles tentam se proteger. De um grupo de agricultores, a única que passa protetor antes do trabalho é Maria Aparecida da Silva, mas ela confessa que só usa uma vez ao dia por causa do preço do produto. Já Alcindo Morais trabalha na roça há 24 anos. Ele diz que o patrão sempre orientou, mas ele se sente incomodado quando usa protetor.
Um hospital que é referência no tratamento de câncer no Paraná fez um estudo para descobrir a incidência do câncer de pele na população do estado. O resultado mostrou que 70% das pessoas que tiveram a doença trabalhavam na lavoura e a maioria não usava nenhum tipo de protetor solar.
Para a equipe do hospital, o protetor deveria ser mudado de classificação, de produto estético para medicamento. Com essa mudança os médicos acreditam que seria possível baixar o preço e estimular o uso.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolândia estuda incluir o protetor solar como equipamento obrigatório na próxima convenção coletiva da categoria. O acordo deve ser fechado em maio.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário