O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

dezembro 19, 2011

Febraban orienta consumidores sobre segurança na hora das compras de Natal

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nessa segunda-feira (19/12) com orientações de segurança para as compras com cartões de crédito, débito, com cheques e feitas pela internet.
A Febraban também informou que os bancos abrirão normalmente nos dias 23 e 29 de dezembro, com funcionamento normal das câmaras de compensação. As agências bancárias não abrirão ao público no dia 30 de dezembro (sexta-feira), mas terá movimento interno para balanço do ano.
Entre as orientações, a Febraban destaca que o consumidor nunca empreste seu cartão nem permita que estranhos o examine. Caso o cartão seja roubado, perdido ou extraviado, a recomendação é que o usuário comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do banco, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, é preciso registrar a ocorrência na delegacia mais próxima.
Ao efetuar compras com cheque, é preciso que eles sejam nominais e cruzados. Além disso, a Febraban orienta que, ao preencher cheques, o consumidor elimine os espaços vazios e evite rasuras.
Para as negociações na internet, é preciso manter o antivírus do computador atualizado, além de trocar a senha de acesso ao banco periodicamente, além de usar somente provedores confiáveis.
A Febraban também aconselha que, ao efetuar pagamentos ou outras operações financeiras, o usuário pode certificar-se de que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, clicando sobre o cadeado ou chave de segurança que aparece quando é acessada a área de segurança do site.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário