O GP da Austrália de 2013 irá marcar um momento negativo para o automobilismo brasileiro na F1: desde 1978 o país não iniciava uma temporada com a apenas um piloto no grid.
Com a substituição de Luiz Razia pelo francês Jules Bianchi, anunciada pela equipe Marussia na sexta-feira, (01/03), apenas Felipe Massa irá alinhar no grid em Melbourne, no próximo dia 17 de março.
A última vez que isso aconteceu foi quando Emerson Fittipaldi, com um carro da equipe Copersucar, foi o único piloto do país no GP da Argentina de 1978 - Foto - que abria aquele campeonato. Ele passaria a ter companhia apenas na 11ª etapa, na Alemanha, com a estreia de Nelson Piquet pela Ensign. Desde então, o Brasil sempre teve pelo menos dois competidores participando das etapas de abertura da categoria em todos os anos.
Levando-se em conta os campeonatos completos, a última vez que o país só teve um piloto no grid foi nas sete rodadas finais de 2009, após a demissão de Nelsinho Piquet da Renault e o acidente de Felipe Massa, na Hungria, que o tirou do restante da temporada. Naquela ocasião, somente Rubens Barrichello continuou correndo, pela Brawn.
Antes disso, em 81, o próprio Piquet correu “sozinho” em diversas oportunidades. Neste caso, até havia outro piloto inscrito, Chico Serra, mas ele não conseguiu classificar o carro da Fittipaldi para os GPs de San Marino, Mônaco, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Holanda, Itália, Canadá e Las Vegas. O mesmo ocorreu nas etapas de Mônaco e França de 82, quando Serra e Raul Boesel ficaram de fora, e apenas Nelson disputou, e no da Itália de 83, vez de Boesel falhar ao tentar se classificar.
Em 1984, Piquet também faria duas apresentações “solo”. Em San Marino, Ayrton Senna ficou fora dos 26 mais rápidos dos treinos de definição do grid com sua Toleman; já em Monza, o futuro tricampeão foi retaliado pela equipe, por ter rompido um acordo para 85 e fechado com a Lotus.
No GP da Bélgica de 98, aconteceu um fato inusitado: tanto Rubens Barrichello quanto Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset classificaram tranquilamente seus carros à prova. Contudo, um histórico acidente envolvendo 13 competidores incluiu os três no bolo. Desses, só Diniz alinhou novamente para a relargada. Com uma lesão leve no cotovelo, Barrichello foi recomendado a ficar de fora, enquanto Rosset não tinha carro reserva (o que havia fora destinado ao seu companheiro, Tora Takagi).
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