O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 02, 2015

Queda no nível da represa do Jaguari revela ruínas em Igaratá, SP


  A seca na represa do Jaguari preocupa moradores, turistas e comerciantes. Em Igaratá, na região Bragantina, o nível da água caiu tanto que as ruínas da cidade, que foi inundada para a construção da represa, começaram a aparecer.
Uma família de São Paulo decidiu passear de barco para conhecer a represa do Jaguari nesta quinta-feira (01/01) e se assustou com o que encontrou. “Nos últimos quatro anos viemos muito para cá e nos assustamos em ver o nível da água cada vez mais baixo”, disse a turista Vanessa Romão.
O nível da represa caiu tanto que o edifício de uma escola que estava submersa apareceu. Ela funcionava até o fim da década de 1970, quando a construção de uma barragem inundou o vilarejo conhecido como Igaratá Velha. Marcas nos morros mostram a diferença no nível da água desde o início de 2014 quando a seca deu seus primeiros sinais.
  Atualmente a represa de Jaguari, que faz parte do sistema do Rio Paraíba do Sul, está com apenas 2,10% de sua capacidade total. Já a represa de Paraibuna, a maior do sistema, está com 0,64% da capacidade. Quem mora na região e sempre dependeu da represa tem receio que a situação piore ainda mais.
“Se o nível da água continuar baixando, mais coisas devem aparecer. A situação está muito ruim para quem mora aqui”, disse o guia José Carlos de Almeida.

G1 - Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário