O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO !

janeiro 17, 2015

Ameaça de tempestade tropical reduz visita de Francisco em cidade filipina


  O Papa Francisco, que está nas Filipinas e se deslocou neste sábado (17/01) até Tacloban, cidade arrasada pelo tufão Haiyan em novembro de 2013, teve que reduzir a programação de sua visita pela ameaça da tempestade tropical Mekkhala, que se aproxima da costa leste do país com ventos de até 130 km/h.
O chefe da Polícia Nacional na Região Capitalina, Carmelo Valmoria, anunciou que o pontífice, que deixaria a cidade às 17h locais (7h de Brasília), partirá por volta das 13h (3h de Brasília), informou o canal de televisão local 'ABS-CBN'. Além disso, a imprensa que viaja com o pontífice recebeu ordens para embarcar no avião papal às 11h45 locais (1h45 de Brasília).
Depois da missa oferecida durante a manhã no aeroporto de Tacloban, que estava abarrotado de fiéis mesmo com a chuva e o vento que já atingiam a cidade, o Papa foi até a residência do arcebispo de Pau, John F. Du, onde almoçou com familiares das vítimas do tufão Haiyan.
O pontífice ainda teve tempo de passar rapidamente pelo 'Centro Papa Francisco para os Pobres', mas não visitou as instalações, apenas as abençoou de dentro do papamóvel, relatou o porta-voz da assessoria de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi, a bordo do avião papal pouco antes de deixar Tacloban.
Francisco também esteve na catedral da cidade de Pau, onde fez um discurso curto e improvisado em inglês, italiano e espanhol. "Obrigado pelas calorosas boas-vindas. Vou lhes dizer uma coisa que me faz sentir pena. Estava programado que o avião voltasse a Manila às 17h (locais), mas há um tufão de segundo grau que se aproxima, e o piloto do avião nos disse que temos que ir. Peço perdão por isso", comentou o pontífice, que depois rezou uma Ave Maria e abençoou os presentes.
Momentos depois, recebeu como presente a imagem de uma virgem talhada de um pedaço de madeira das ruínas da catedral, que foi arrasada pelo tufão Haiyan.
Francisco também conheceu uma família de pescadores de Tacloban, com quem passou cerca de dez minutos. Em seu percurso pelas ruas dessa cidade, o papa foi recebido por milhares de cidadãos, munidos com capas amarelas para amenizar os ventos e a chuva.
Com ventos de 100 km/h e rajadas de até 130, a tempestade Mekkhala deve atingir a costa leste das Filipinas, onde fica Tacloban, ao longo da tarde ou da noite deste sábado, por isso as autoridades do país declararam alerta em seis regiões.
Se a tempestade seguir a trajetória prevista, é possível que a capital Manila, para onde Francisco voltará após sua visita a Tacloban, também seja afetada.
O Papa, que foi apelidado pelos filipinos como 'Lolo Kiko' (Vovô Kiko), chegou ao país, que tem o maior número de católicos da Ásia, na quinta-feira, onde foi recebido por multidão de cidadãos. Esta é a primeira visita de um pontífice às Filipinas em 20 anos, depois que João Paulo II esteve no país em janeiro de 1995.

G1 - Foto: JOHANNES EISELE/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário